Página Inicial → O Campus

O Campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE) campus Ouricuri oferece, atualmente, os cursos Técnicos em Agropecuária, Edificações, Informática e Agroindústria. Para atender a diversos públicos-alvo, a instituição oferta os citados cursos nas seguintes modalidades:

Técnico Subsequente - com duração de dois anos, o pré-requisito é o ensino médio completo;

Técnico Integrado ao Ensino Médio - com duração de quatro anos, oferta tanto as matérias específicas do curso técnico escolhido como também as matérias básicas do ensino médio padrão, como português e matemática;

Técnico Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade integra o ensino médio ao curso técnico profissionalizante. Destinado a pessoas que tenham idade mínima de 18 anos e que não tenham concluído o ensino médio, o curso também tém duração de quatro anos.

Além das diversas opções Técnicas, o campus Ouricuri oferece o curso de nível Superior : Licenciatura Plena em Química, com duração de quatro anos.

São, ao todo, cerca de 700 estudantes, atendidos por 60 docentes e 33 Técnicos Administrativos em Educação, além de servidores contratados através de prestadoras de serviço.

altO campus Ouricuri também oferta oportunidades de capacitação e formação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) para moradores do município e da região.

Desde março de 2012, diversos cursos de curta duração são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tanto em Ouricuri quanto em cidades circunvizinhas, como Santa Cruz, Bodocó e Exu. Em parceria com as prefeituras municipais, são ofertados gratuitamente cursos como Agente Ambiental, Agente de Inspeção da Qualidade, Cadista, Apicultor, Promotor de Vendas, Monitor de Recreação, Libras, Cuidador de Idosos e de Crianças, Recepcionista, Agente de Alimentação Escolar, entre outros. Durante o curso, os estudantes recebem material didático e auxílio alimentação e transporte.

A Direção Geral do Campus é do professor Adalberto Pinheiro, a chefia do Departamento de Ensino, de Damião Paulo dos Santos e a Direção Administrativa de Gerson de Alencar Lima.

Inauguração do Campus

A solenidade de instalação dos cursos aconteceu em 16 de agosto de 2010, com aula inaugural proferida pelo Magnífico Reitor do IF SERTÃO-PE, Sebastião Rildo, palestra do professor Hesler Caffé, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, apresentações artístico-culturais e culto ecumênico.

Foto Ricardo Stucker

Em 29 de novembro de 2010, o campus Ouricuri foi oficialmente inaugurado. O então reitor do Instituto, Sebastião Rildo, esteve em Brasília participando da inauguração simultânea do Campus Ouricuri e de mais 25 campi das Universidades Federais e 29 campi dos Institutos Federais de Educação. O evento contou ainda com a participação do então Presidente Lula, do então Ministro da Educação Fernando Haddad, do Deputado Federal Gonzaga Patriota e do ex-diretor do Campus Ouricuri, Adalberto Pinheiro.

<<  Out 2019  >>

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa