Página Inicial → PROPIP

Inovação

Visando atender ao disposto no Artigo 16 da Lei Federal nº 10.973/2004, e, ainda fomentar as ações de Inovação Tecnológica dentro do Instituto foi criado, através da Resolução 23/2010 o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE.

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica, ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação é responsável por gerir a política de Inovação Tecnológica no Instituto. Criado em 31 de maio de 2010 o NIT realizou suas primeiras atividades visando capacitação e estruturação do Núcleo. Em 2010, elaborou seu regimento, ministrou palestras, deu apoio e orientação à primeira Empresa Junior do Instituto, capacitou através de cursos externos cerca de 10 servidores, elaborou seu planejamento estratégico para 2011 e 2012 entre outras atividades.

Missão: Fortalecer as ações P&D do IF SERTÃO-PE, garantindo proteção intelectual para as pesquisas desenvolvidas tanto na instituição como também em parcerias com empresas e inventores individuais, bem como estimular e intermediar a transferência de tecnologia.

Visão: Ser núcleo de referência na região do Vale do submédio São Francisco em gestão da inovação tecnológica, consolidando o papel do IF SERTÃO-PE como instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Público alvo: Pequena, média ou grande empresa, empreendedores e inventores independentes, órgãos de governo e agências de fomento, entidades promotoras de empreendedorismo e inovação, empreendimentos coletivos e outras ICTs.

Atribuições:

• Implementar uma política de propriedade intelectual e de inovação tecnológica no IF SERTÃO-PE;
  • Acompanhar a execução da política institucional de estímulo à inovação, proteção intelectual e todas as formas de transferência de tecnologia;
  • Avaliar e emitir parecer acerca de todos os projetos que dispõem sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo do IF SERTÃO-PE;
  • Emitir parecer sobre afastamento de docentes ou grupos de docentes do IF SERTÃO-PE para execução de projetos de inovação, desde que não comprometa as atividades de ensino;
  • Estimular parcerias com instituições públicas e empresas privadas para fins de pesquisa;
  • Implementar políticas de formação de recursos humanos, capacitando-os para fortalecimento  dos projetos de interação e formação para a pesquisa;
  • Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa, identificando aqueles com potencial de gerar inovação;
  • Avaliar as solicitações de inventores independentes;
  • Avaliar quanto à conveniência de divulgação das inovações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual;
  • Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição junto ao INPI;
  • Executar outras atividades referentes à Inovação requeridas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;
  • Apoiar o surgimento e constituição de empresa Jr junto à instituição, visando a formação complementar e a experiência de gestão de empreendimentos;
  • Estimular e apoiar a criação de negócios inovadores e levar tecnologia e conhecimento para setores com potencial de inovação através da incubação de empresas;
  • Promover maior interação entre o Instituto e o setor empresarial e comunitário.

Equipe NIT:

altJornal da Inovação 03/2011
altJornal da Inovação 04/2011

MODELOS E FORMULÁRIOS:

BLOG DO NIT IF SERTÃO-PE:

alt http://nitifsertao.blogspot.com

Prof Drº. Cicero Antonio de Sousa Araújo