Página Inicial → Apresentação

Observatório do Sertão Pernambucano

O Observatório do Sertão Pernambucano é um programa de apoio ao desenvolvimento de ações em pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI).

Busca-se aprofundar o conhecimento da realidade regional, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, pois não se pode traçar políticas sem o conhecimento dos dados. Desenvolver a capacidade do indivíduo de gerar conhecimento a partir de uma prática interativa com a realidade, buscando garantir ações as quais visem incorporar setores sociais que foram deixados de fora dos processos de desenvolvimento e modernização do Brasil ao longo dos anos.

Serão quatro as linhas de ação, a saber:

a) centralização dos dados relativos à região, correlacionando-os com outros parâmetros externos;
b) identificação de potencialidades locais, com vistas à prospecção de tendências;
c) disponibilização das informações obtidas à sociedade, como forma de auxílio para a elaboração de trabalhos, assim como orientar ações de políticas públicas e investimentos voltados ao desenvolvimento regional;
d) acompanhamento da evolução das informações relativas à estrutura física, administrativa e discente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

A posteriori, serão publicadas análises socioeconômicas visando destacar os gargalos e potencialidades relacionadas às regiões e municípios estudados, a fim de contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento municipal e regional.

Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

<<  Ago 2019  >>

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância