Página InicialNotícias → Estudantes do IF Sertão-PE se preparam para viagem de estágio em empresa dos Estados Unidos

Depois de serem aprovados na seleção de estágio para a empresa norte-americana Amazon Produce Network, cinco estudantes dos câmpus Petrolina Zona Rural, Salgueiro e Floresta se preparam para tirar o visto. Os preparativos da última etapa do certame aconteceram nesta quinta-feira (15), com as presenças do assessor de Relações Internacionais do IF Sertão-PE, Fábio Vale, do diretor do campus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Junior da Cruz, e do sócio-fundador da Amazon, Gilmar Melo.

Na próxima quinta-feira (22), os estudantes estarão em Recife, onde serão entrevistados por funcionários do Consulado dos Estados Unidos. Até lá, vivenciam a expectativa de se unirem às três estudantes do IF Sertão-PE que embarcaram no último dia 28 para a cidade de Deptford, no estado de New Jersey.

“Eu quero voltar desse estágio com o maior conhecimento possível na área, na cultura e na língua [inglesa]”, ressalta o estudante do curso técnico em Agroindústria no câmpus Petrolina Zona Rural, Alexis Jhony da Silva. Colega de curso de Alexis e natural de Santa Maria da Boa Vista, José Nilson da Silva já está em contato com outros estagiários. “Eles sempre falam coisas boas em relação ao trabalho”, lembra ele.

alt

Estudantes, servidores do IF Sertão-PE e sócio-fundador da Amazon se reúnem para os últimos preparativos da viagem aos Estados Unidos

Em relação à família, os estudantes relatam que, apesar do tempo e da distância, tiveram apoio incondicional. “Tem o vínculo, mas, mesmo com o coração na mão, meus pais sabem que tem de deixar eu ir”, afirma o estudante do curso técnico em Agropecuária do câmpus Floresta, Marcos Vinícius Leal.

Único estudante de graduação da comitiva, o aluno de Tecnologia em Alimentos do câmpus Salgueiro, Leandro Fonseca, avalia que as disciplinas cursadas no IF Sertão-PE podem contribuir com a área de atuação do estágio. “O tecnólogo em Alimentos atua em todo o processo de pós-colheita das frutas, conhecimento que vai ser fundamental no estágio”, ressalta.

“Vamos aprender também a maneira correta de produzir, comercializar e armazenar as frutas com controle de qualidade”, complementa o estudante do curso técnico em Agricultura do câmpus Petrolina Zona Rural, Alex Caetano de Moares.

alt

A preparação aconteceu nesta quinta-feira (15) e envolveu cinco estudantes selecionados no último edital de estágio

Para o sócio-fundador da Amazon, Gilmar Melo, a parceria entre a empresa e o IF Sertão-PE, que em 2015 completa oito anos, é um componente importante na formação de técnicos e tecnólogos com conhecimento do mercado de exportação das frutas.

“Além de ter uma massa crítica de trabalhadores com essa experiência, a parceria está nos ajudando a estabelecer um banco de dados com informações sobre a qualidade da manga tratada pelo hidrômetro. Esse banco de dados vai servir como fonte de pesquisa para estudantes e professores do IF, além de toda a comunidade”, afirma ele.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IF Sertão-PE, Fábio Vale, a parceria tem trazido bons resultados para os estudantes do Instituto. “Através do contato com pessoas experientes e de culturas diferentes, os estudantes aprendem a ter mais responsabilidade e voltam com outra visão”, destaca ele.

A previsão é que os estudantes embarquem para os Estados Unidos na segunda semana de fevereiro. O tempo do estágio é de dois anos.

Por: Luis Osete / Ascom

Última atualização (Sex, 16 de Janeiro de 2015 15:32)

<<  Nov 2019  >>
       1  2