Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial → Publicações

Publicações

Livro Desigualdade Regional

Autor
José Aidran Mudo

Síntese
A noção de desenvolvimento econômico tem mudado nas últimas duas décadas em direção a uma visão mais consensual de que crescimento econômico e melhoria do padrão de vida devem ser perseguidos simultaneamente. Ao relacionarmos os indicadores de desenvolvimento, índice municipal de desenvolvimento humano IDH-M e índice de condição de vida ICV com o indicador de crescimento econômico Produto Interno Bruto - PIB, buscamos verificar qual a relação existente entre eles, principalmente para a região nordeste.

 


Revista Techno

Alunos dos 1ºs Informática e Química do IF Sertão – Campus Petrolina, após estudo, elaboração e refacção de gêneros jornalísticos,  produziram  revista eletrônica, com os propósitos de evidenciar a função social dos textos e de difundir informação e cultura na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Clique nos links abaixo para acessar a revista:

 


Revista de Extensão e Estudos Rurais

Autor: Macário da Silva Mudo

Resumo: Este artigo constitui contribuição à reflexão sobre o uso da Cartilha como instrumento da Extensão Rural, de modo que, possa sugerir a adequação por parte dos caprinocultores, especialmente os locados na região do sub médio do São Francisco, em áreas de sequeiro. Estes produtores têm limitações, em relação a capacitações, o que os tornam mais distantes das tecnologias apropriadas e já disponibilizadas para esta região. Em síntese, são estabelecidos os limites dentre os quais estes caprinocultores recebem treinamentos e quem participa dos referidos. As críticas como aponta Caporal (1998), podiam ser resumidas em três questões: (i) quanto aos modelos de trabalho considerados autoritários, sem que os produtores pudessem ser ouvidos. (ii) Quanto ao público atingido, tradicionalmente formado pelos produtores capitalizados. (iii) Quanto aos conteúdos tecnológicos trabalhados, externos a realidade dos mesmos. Hoje se fala também na degradação ambiental. A pressuposição é que as áreas de sequeiro têm muito a oferecer em termos de recursos naturais, podendo a sua população obter ganhos significativos, se forem orientados para isso. Esta deve ser tratada através de respostas que contemplem as potencialidades de cada condição encontrada, fazendo-se, na medida do possível uso de tecnologias apropriadas.

Revista de Extensão e Estudos Rurais - Journal of Extension and Rural Studies



PROCAL_ETo - Programa para Cálculo da ETo

O PROCAL_ETo destina-se a determinação da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith com a simplicidade de inserção de dados demonstrada na tela de apresentação do programa. Este aplicativo permite ainda a conversão de unidades e dispõe de um manual do usuário (tutorial) com instruções para manipulação e interpretação dos seus resultados. A validação do aplicativo (mediante comparação com o Software ETo Calculator da FAO) foi apresentada no I INOVAGRI International Meeting e IV WINOTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, e no artigo intitulado: PROCAL_ETO: PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DA ETo PELO MÉTODO DE PENMAN-MONTEITH publicado na Revista IRRIGA - Brazilian Journal of Irrigation and Drainage (ISSN 1808-3765), Edição Especial, páginas 380 - 395, ano de 2012.

O autor deseja a todos os usuários, que o programa seja útil nas atividades corriqueiras da prática da agricultura. Comentários, críticas e sugestões escrever para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou ligar (87) 2101-8050.

 

 


SIRRAD 1.0 - Software de Projetos de Irrigação e Recomendação de Adubação.

 

Autoria: José Sebastião Costa de Sousa, et al.


Resumo: O SIRRAD é uma ferramenta versátil, visto que integra em suas componentes duas possibilidades de dimensionamento hidráulico de sistemas de irrigação localizada: uma com necessidade mínima de dados (VERSÃO SIMPLIFICADA) e outra que abrange todos os antepostos de projetos de irrigação (VERSÃO COMPLETA). A versão simplificada foi desenvolvida para uma região específica do sertão paraibano, porém, essa região apresenta definição climática semelhante a praticamente toda a região semiárida brasileira; desta forma pode-se extrapolar a delimitação espacial firmada e utilizá-la para o semiárido como um todo. Já a versão completa, permite ao usuário do programa, um maior domínio dos dados de entrada e assim maior exatidão nos resultados (essa versão pode ser utilizada para todo o globo terrestre). Como se já não fosse o bastante, o SIRRAD contém ainda, uma componente destinada a cálculos de necessidade de calagem e adubação (ADUBAÇÃO & CALAGEM) para culturas definidas (culturas essas que são as mais exploradas na região semiárida) e também outra de APLICATIVOS que propicia a classificação de solo e água para irrigação, conversões de unidades e determinações corriqueiras da hidráulica. Os autores recomendam que façam uso do programa e confrontem os resultados obtidos neste, com de outras ferramentas (softwares, ábacos cálculos manuais, etc.) para a comprovação da sua eficácia e da facilidade de uso.
"Para todos ficam nossas saudações, o desejo de sucesso com os projetos e aguardamos comentários a respeito do uso do software" (os autores).


Download da Dissertação

 


Jornal da Inovação  

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Out 2019  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

.:: ACESSO RÁPIDO

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Portal Siapenet

Transparência Pública CNPq

CAPES periodicos


.:: OUTROS CANAIS

Programa Ciência sem Fronteiras

Rádio Web

Observatório do Sertão Pernambucano

Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro

A T E F E P - Associação dos Trabalhadores em Educação Federal de Petrolina

Blog - Orquestra  do Sertão Opus 68