Página InicialNotícias → Concedido primeiro Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) no IF Sertão-PE

A última sexta-feira (05) marcou um momento histórico para os docentes pertencentes à Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Sertão-PE. O reitor pro tempore Ivaldo José da Silva assinou a portaria nº 762 de 04 de dezembro de 2014, que concede, pela primeira vez, o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) a uma servidora do Instituto. A beneficiada foi a docente do campus Petrolina Marta Eugênia Cavalcanti Ramos, que obteve o RSC III, equivalente à titulação acadêmica de doutorado.

A servidora recebeu os parabéns do reitor e da pró-reitora de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Gleide Coimbra. “Em nome do Ministério da Educação e de todos os servidores do Instituto, agradecemos à Marta pelo empenho em implantar o RSC e a parabenizamos pela merecida conquista”, destacou professor Ivaldo, em referência ao fato de a docente ter presidido a comissão que elaborou o regulamento do RSC e, juntamente com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), o software que permitiu a operacionalização do requerimento. “Estamos felizes e gratos pela luta de Marta para fazer com que o RSC fosse implantado e hoje ele é uma realidade no IF Sertão-PE”, registrou Gleide.

alt

A docente Marta Eugênia Cavalcanti Ramos foi a primeira servidora do IF Sertão-PE a receber a concessão do RSC

Para Marta, a trajetória até obter o Reconhecimento de Saberes e Competências foi longa. Servidora da instituição desde janeiro de 1990, a professora de Tecnologia em Alimentos atuou em diversos cursos e projetos do IF Sertão-PE. “Para mim, é uma alegria ter reconhecidos o esforço e a dedicação em contribuir com o desenvolvimento do Instituto desde seus primórdios. Assim como eu, espero que outros colegas que lutaram desde sempre conquistem essa vitória que é o RSC”, relatou a docente, com a portaria em mãos.

O Reconhecimento de Saberes e Competências é o processo de seleção pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico. No IF Sertão-PE, a implantação teve início em fevereiro deste ano, quando a comissão designada começou a trabalhar no Regulamento Interno para concessão do RSC, aprovada em 28 de agosto pela Portaria nº 36 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Até a divulgação, o documento seguiu um longo caminho: discussão no Conselho de Dirigentes; aprovação junto ao Conselho Superior do IF Sertão-PE e ao Conselho Permanente de RSC e desenvolvimento do sotware para permitir o trâmite dos processos de requerimentos. Interessados em requerer o benefício podem encontrar toda a legislação, documentação necessária e o link para acesso ao Sistema clicando aqui. O regulamento estabelece as diretrizes, os critérios e os procedimentos a serem considerados para a concessão do RSC aos professores do IF Sertão-PE.

Por: Larissa Lins / Ascom

Última atualização (Seg, 08 de Dezembro de 2014 11:14)

<<  Set 2019  >>
  8  91011121314