Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias → IF Sertão-PE aprova seis projetos em chamada pública do CNPq/Setec

IF Sertão-PE aprova seis projetos em chamada pública do CNPq/Setec

Seis projetos do IF Sertão-PE foram aprovados nas quatro linhas da chamada pública nº 17/2014 do CNPq/Setec, que visa apoiar iniciativas de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, extensão tecnológica, torneio de educação profissional e soluções tecnológicas. O investimento global é de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas anuais até 2016. Os projetos selecionados terão 24 meses de duração. No campus Petrolina Zona Rural, foram aprovados dois projetos.

Na linha de apoio 1, de propostas com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), foi aprovado o projeto “O Berganês do Sertão Pernambucano: caracterização morfológica, produtiva e molecular”, sob a supervisão do zootecnista e coordenador de Extensão do campus Petrolina Zona Rural, João Bandeira.

Elaborado em parceria com instituições de pesquisa da região, como a a Embrapa Semiárido e a Univasf, o projeto objetiva obter informações morfológicas, produtivas e moleculares de animais pertencentes ao ecótipo Berganês para possibilitar o melhor entendimento sobre a origem e o potencial produtivo desse grupo genético típico do município de Dormentes, no sertão pernambucano.

alt

O projeto do "Berganês" pode dar subsídio técnico aos produtores para promover a criação de uma nova raça de ovinos

Outro representante do campus Petrolina Zona Rural, o professor Fábio Freire, é o responsável pelo projeto “Avaliação continuada da qualidade de solo em áreas de Agricultura Familiar”, aprovado na linha 2 (Extensão Tecnológica), de iniciativas que visam a promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das Empresas, Associações ou Cooperativas.

A partir de uma parceria com a Plantec, empresa contratada pela Codevasf para dar assistência aos pequenos produtores do Perímetro Irrigado, o projeto pretende atender 250 produtores, com ações de análise química convencional e cromatografia de solo.
    
Na linha 3 (Torneio de Educação Profissional), foram aprovados três projetos do campus Petrolina, submetidos pelos professores Laécio Costa, Alexandre Correia e Fábio Cristiano Oliveira. O objetivo da linha é preparar estudantes  para a participação em competições de conhecimentos e técnicas de abrangências regional, nacional e internacional.

A quarta e última linha de apoio da chamada pública (Soluções Tecnológicas) foi representada no IF Sertão-PE por um projeto elaborado por docentes do curso de Edificações do campus Salgueiro e coordenado pela professora Camila Medeiros, com a finalidade de desenvolver um novo bloco a partir de resíduos de construção.

Ao todo, 472 projetos foram aprovados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no desenvolvimento tecnológico, da inovação e na formação de recursos humanos qualificados no país. A relação das propostas selecionadas pode ser consultada aqui.

Por: Luis Osete / Ascom

Última atualização (Ter, 09 de Dezembro de 2014 15:29)

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Set 2019  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
Quem está online
Nós temos 5 visitantes online

.:: ACESSO RÁPIDO

Portal Siapenet Transparência Pública

CNPq CAPES

periodicos REDENET


.:: OUTROS CANAIS

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa

Mulheres Mil

Comissão de Cooperação Internacional - CCI