Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias → IF Sertão-PE apoia campanha de utilização dos royalties do petróleo para a educação

IF Sertão-PE apoia campanha de utilização dos royalties do petróleo para a educação

Com o slogan “Royalties do Petróleo para Educação” o Instituto Federal do Sertão Pernambucano entra na campanha nacional em defesa dos recursos provenientes dos royalties do petróleo para a melhoria da educação no país. Entre os defensores dessa causa, estão a União Nacional dos Estudantes (UNE), sindicatos, movimentos sociais e de educação, além do próprio Ministério da Educação, por meio do ministro Aloizio Mercadante.

Em reunião com servidores na última semana de fevereiro, o reitor do IF Sertão-PE, Rildo Diniz, afirmou que a educação é o principal meio para promover a transformação social e a geração de riquezas para o Brasil: “Essa luta não é apenas do ministro Mercadante, não é apenas da classe estudantil, trata-se de uma luta de toda a sociedade brasileira, pois o país será o maior beneficiário dos investimentos que poderão ser empregados na melhoria substancial de educação em todos os níveis no Brasil”, argumentou.

Royalties são valores revertidos pelas empresas públicas ou privadas que exploram bens ou riquezas naturais provenientes de territórios pertencentes ao Estado. No caso do Brasil, o petróleo explorado nas profundezas oceânicas gera subsídios para a União. Atualmente, tramita no Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) 592 e o Projeto de Lei (PL) 138/2011. Ambas as iniciativas atendem ao interesse de garantir que as riquezas naturais da nação possam ser investidas naquilo que há de mais rico em um país: a produção e circulação do conhecimento. 

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano endossa a defesa dos royalties para a educação e torce para que os parlamentares votem a favor da aprovação da MP 592 e do PL 138/2011 revertendo os recursos provenientes das riquezas naturais do país em investimentos para a educação. A medida poderá garantir que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sejam aplicados na educação. 

Você também pode contribuir e participar dessa mobilização social deixando a sua assinatura aqui.


Por: Ricardo Brandão
Assessoria de Comunicação

Última atualização (Qui, 07 de Março de 2013 13:48)

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Out 2020  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Quem está online
Nós temos 12 visitantes online

.:: ACESSO RÁPIDO

Portal Siapenet Transparência Pública

CNPq CAPES

periodicos REDENET


.:: OUTROS CANAIS

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa

Mulheres Mil

Comissão de Cooperação Internacional - CCI