Página InicialNotícias → Inscrições para Olimpíada Brasileira de Agropecuária estarão abertas a partir do dia 15

Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia e Agroindústria do IF Sertão-PE já podem ir se preparando para a 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). De acordo com a organização, as inscrições iniciam no dia 15 de maio e seguem até 30 de junho pelo site http://www.ifsuldeminas.edu.br/obap/.

Realizada anualmente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, a Obap visa estimular a participação dos jovens em atividades de iniciação científica para o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas. A proposta é que retorne à sociedade brasileira os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Como funciona

A competição tem quatro etapas, sendo as três primeiras virtuais com avaliação de múltipla escolha e envio de um estudo de caso referente ao tema da Olimpíada. A última será presencial e participarão 50 equipes do ensino médio e concomitante e 10 equipes do ensino subsequente. Os estudantes deverão fazer prova individual contendo 20 questões objetivas e 4 discursivas, nas áreas descritas no conteúdo programático.

Com as notas individuais dos alunos será feita uma média, somada à nota final da equipe. As 15 melhores na modalidade ensino médio integrado ou concomitante e subsequente receberão medalhas, e as três melhores no geral, troféus. Já a equipe classificada em 1º lugar participará em 2014 da IESO (Internacional Earth Science Olympiad), competição anual de ciências da terra. Confira, a seguir, o regulamento.

Regulamento da 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Por: Luís Osete