Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias → Começa a 3ª Semana de Química e Meio Ambiente

Começa a 3ª Semana de Química e Meio Ambiente

Na manhã desta terça-feira (11), o campus Ouricuri do IF Sertão-PE deu início às ações da 3ª Semana de Química e Meio Ambiente. Este ano, o tema do evento é “Química para Desenvolvimento da Saúde e do Meio Ambiente”. O diretor do Campus, Adalberto Pinheiro, abriu a programação destacando a importância do cuidado com o meio ambiente, convidando toda a comunidade acadêmica a participar ativamente das atividades planejadas para os dois dias de evento. 

Palestras, oficinas e minicursos marcaram o primeiro dia da 3ª Semana de Química e Meio Ambiente

Um ponto de destaque do primeiro dia foi a ação ambiental “Cuidando do Tamboril”. Os professores Adelson Dias e Elizangela de Souza levaram cerca de 35 estudantes do campus ao Açude do Tamboril, na Zona Rural de Ouricuri. Eles se juntaram aos moradores locais e aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Izídio Lopes e promoveram a limpeza do entorno do açude, que desde 2010 é alvo de pesquisas e projetos desenvolvidos pelo campus. A ação teve o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da destinação adequada do lixo. Esta atividade contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e de Obras e Infraestrutura do município. 

Estudantes da Escola José Izídio Lopes participam da limpeza do entorno do Açude do Tamboril

No campus, foram realizadas, ao longo do dia, cinco palestras: “Qualidade da Água”, ministrada pelo Engenheiro Químico Alexsandro Chaves, da Compesa; “GeoPark Araripe”, com o geólogo Francisco de Freitas; “Uso de Anabolizantes e a Saúde”, com o professor Norberto Freire, que esclareceu os perigos da utilização destas substâncias; e “Falando sobre a Dengue”, com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ouricuri, Tatiana Alencar; e “Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais”, ministrada pelo professor Paulo Santos, que esclareceu aos estudantes da licenciatura em Química a importância e a necessidade destas atividades para uma boa diversificação de conhecimentos ao longo do curso.

A comunidade acadêmica do campus Ouricuri participou ativamente das atividades 

Ainda foram realizadas a “Oficina de Armadilha contra o Aedes aegypti”, transmissor da Dengue, que ensinou aos estudantes como capturar o mosquito utilizando ferramentas simples como garrafas PET, água e arroz; e os minicursos “Base da Nomenclatura da Química Orgânica” e “Nomenclatura de compostos inorgânicos”, ministrados respectivamente pelos professores Alcidênio Soares e Arthur Alcântara. A programação segue na noite desta terça-feira (11), com outras atividades e as oficinas de produção de Chocolate e Cosméticos, e nesta quarta-feira (12), ao longo do dia.

Por: Larissa Lins
Assessoria de Comunicação

Última atualização (Ter, 11 de Junho de 2013 20:38)

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Out 2020  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Quem está online
Nós temos 12 visitantes online

.:: ACESSO RÁPIDO

Portal Siapenet Transparência Pública

CNPq CAPES

periodicos REDENET


.:: OUTROS CANAIS

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa

Mulheres Mil

Comissão de Cooperação Internacional - CCI