Página InicialNotícias → Participação de alunos do IF Sertão-PE, IFPE e IFPB é destaque durante a programação do 4º Encontro Brasil-Canadá

Palestras, relatos de experiências e troca de informações sobre os sistemas de ensino brasileiro e canadense marcaram a programação de ontem (19) durante o 4º Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica. A plateia, composta em sua maioria por estudantes dos Institutos Federais do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), de Pernambuco (IFPE) e da Paraíba (IFPB), lotou um dos auditórios do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), e participou ativamente do encontro.

Estudantes do IF Sertão-PE, IFPE e IFPB participaram do 4º Encontro Brasil-Canadá

Pela manhã, a abertura das atividades do evento foi marcada pelo som melódico e suave do saxofone. A ex-aluna do curso técnico em Zootecnia do IF Sertão-PE, Franciene Dias, demonstrou o seu talento musical ao tocar o instrumento que encantou os participantes. Em seguida, o reitor do IF Sertão-PE, Rildo Diniz, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o papel dos Institutos Federais no Brasil e as especificidades da educação profissional e tecnológica.

Ex-aluna do IF Sertão-PE, Franciene Dias marcou a abertura do evento ao tocar saxofone

Já a representante da Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (Association of Canadian Community Colleges - ACCC) , Paula Racine, abordou as especificidades do sistema de ensino no Canadá e o perfil dos Colleges. “Apesar das diferenças, os colleges foram criados com a mesma missão dos institutos federais brasileiros, pois possuem foco na educação profissional e tecnológica”, destacou Paula. “A educação é para a vida, não apenas para o mercado de trabalho”, concluiu.

A representante da ACCC, Paula Racine, falou sobre o sistema de ensino canadense

O primeiro momento do encontro ainda foi marcado pelo depoimento do estudante de Viticultura e Enologia do IF Sertão-PE, Euclides Neto, que atualmente realiza intercâmbio em uma instituição de ensino canadense, o Niagara College, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Além de relatar sua experiência no Canadá e responder aos questionamentos da plateia, Euclides incentivou outros alunos a seguirem o mesmo caminho. “Quem quiser lutar por esse sonho vá em frente, pois o aprendizado é enorme”, afirmou.

Para quem deseja realizar um intercâmbio como esse, a hora é agora”, afirmou o assessor de Relações Internacionais do IF Sertão-PE, Jeziel Cruz. Em sua palestra, Cruz apresentou os termos gerais do Edital nº 147/2013 do Ciência sem Fronteiras, destinado à seleção de estudantes que desejem realizar parte dos seus estudos de graduação em um dos Colleges canadenses. Muitos alunos alunos aproveitaram esse momento para esclarecer suas dúvidas em relação ao edital.

À tarde, a programação seguiu com mais palestras de representantes das instituições canadenses e dos institutos federais participantes. Alunos dos cinco campi do IF Sertão-PE, do IFPE e do IFPB fizeram do 4º Encontro Brasil-Canadá um espaço de interação e diálogo, mostrando que não há fronteiras para quem deseja ir em busca de novas experiências e aprendizados.

Para mais informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras, acesse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Por: Tito Souza

Última atualização (Qui, 20 de Junho de 2013 11:32)

<<  Out 2020  >>

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa