Página InicialNotícias → Professor do IFCE palestra sobre drogas aos alunos do Pronatec em Ouricuri

Professor do IFCE palestra sobre drogas aos alunos do Pronatec em Ouricuri

Nesta quarta-feira (17), uma palestra sobre drogas e dependência química foi realizada para os alunos do curso de Aconselhador em Dependência Química, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no campus Ouricuri do IF Sertão-PE. A convite da professora Ana Daniele, que ministra a disciplina Bases Neuroquímicas e Bioquímicas no curso, o professor Marcondes Leite, do campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE), falou da sua experiência sobre o assunto durante a palestra. Há quatro anos, Marcondes idealizou o projeto “Drogas! Informação é Prevenção”, que circula entre clínicas e casas de reabilitação do Ceará.

altEm sua palestra,  o professor Marcondes Leite falou sobre sua experiência com as drogas e como conseguiu superar a dependência química

Ex-usuário de drogas, Marcondes relembrou como começou a idealizar o projeto: “Percebi que os jovens da região estavam ociosos e comecei a contar a minha experiência e pesquisar sobre o assunto e vi que eles estavam gostando e passando as informações nas suas comunidades”, contou. Para ele, o usuário de drogas é dotado de talento e precisa de pessoas dispostas a ajudá-lo. “Infelizmente, o uso dessas substâncias oculta as qualidades do dependente químico. Todos querem sair dessa realidade, mas muitas vezes não encontram pessoas que ajudam e estão dispostas a ajudar. Mesmo sendo difícil sair desse mundo, não é impossível”, ressaltou.

Em sua palestra, Marcondes também destacou a importância da ajuda de outras pessoas para a superação da dependência química, aconselhando os estudantes sobre como proceder nesses casos. “São pessoas que estão totalmente desacreditadas na vida, por isso, é preciso injetar ânimo neles para que eles levantem a cabeça e também estar preparado e agir com firmeza”, explicou.

Por: Felipe Piauilino / Ascom

Última atualização (Qua, 17 de Setembro de 2014 16:11)

<<  Out 2020  >>

Plano de Capacitação dos Servidores - 1ª Etapa