Página InicialNotícias → IF Sertão-PE apresenta, na SNCT, projetos com foco na sustentabilidade e controle de bens patrimoniais

Um dos projetos transforma óleo doméstico residual em sabão, outro cria sistema para controle de bens patrimoniais. O IF Sertão-PE está presente no estande do Ministério da Educação (MEC), na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o tema: “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o estande do MEC está expondo 36 projetos de 20 Institutos Federais de todo o país. O evento acontece até domingo, 19, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

alt

O projeto do IF Sertão-PE que transforma óleo doméstico residual em sabão é um dos destaques da SNCT

No primeiro dia, o IF Sertão-PE expôs o projeto “Preparação de Sabão de Corte a partir de Óleo Residual”, que transforma o resto de óleo utilizado de cozinha em sabão de corte. O projeto já conta com o engajamento da cidade de Salgueiro. A fábrica de pastel local doa o óleo e casas de idosos, creches e, até um bairro inteiro da cidade, recebe as barras de sabão gratuitamente. Em média, são produzidas 120 barras por semana.

De acordo com o professor orientador do projeto, Geraldo Júnior, a ideia surgiu com o cunho social, ajudando pessoas de comunidades carentes, mas também se transformou em um projeto de cunho ambiental. “O óleo é um poluente extremamente difusor, ele se espalha muito. Retirando esse óleo que era jogado no meio ambiente, nós reduzimos a poluição e, consequentemente, temos um ganho ambiental considerável.”

O professor explica ainda que para desenvolver o projeto foi utilizada uma formulação pronta, mas que tinha muitos coadjuvantes. Durante dois meses, a fórmula foi simplificada tornando-a de fácil acesso para que qualquer pessoa pudesse fazer o sabão.

O aluno do curso de edificações do campus Salgueiro e voluntário no projeto, José Thiago de Jesus, explica como é feito o sabão. “Nós colhemos o óleo residual e filtramos, porque ele chega com muitos resíduos sólidos. A segunda etapa leva em média 40 segundos, que consiste em misturar o óleo com a soda cáustica. Depois é só despejar na forma e, em 40 minutos, temos a barra de são pronta com qualidade comprovada”.

Controle de Frequência e Patrimônio

Nesta terça-feira, 14, o IF Sertão-PE apresentou o projeto “Uso do Radio Frequency Identification (RFID) no Processo de Controle de Frequência e Patrimônio”, que tem o objetivo de fazer o controle automático de frequência diária do aluno em sala de aula e patrimônio, por meio de rádio frequência.

O projeto foi desenvolvido no campus Ouricuri, por alunos do curso de ensino médio integrado de informática. De acordo com o aluno Marcos Alencar, o sistema é capaz de identificar, aproximadamente, mil chips por segundo. Os estudos duraram cerca de dois anos e já foi testado com sucesso no IF Sertão-PE.

alt

Projeto que cria sistema para controle de bens patrimoniais chamou a atenção do público presente à SNCT

O professor orientador, Jean Carlos, explica como funciona o projeto. “Nós utilizamos micro-chips, antena e leitor. A partir do momento que o micro-chip entra em contato com a antena, ela alimenta o chip eletronicamente e recebe os sinais contidos no micro-chip. A partir disso é feita uma pesquisa no banco de dados, que contém todas as informações do aluno ou do patrimônio”.

Jean diz ainda que quando a tecnologia for utilizada para controle de frequência é instalado um leitor na porta da sala, onde é feito o registro do horário de entrada e de saída do aluno da sala de aula. Da mesma forma, é utilizado para o controle de deslocamento de patrimônio. Ele ressalta ainda que o micro-chip não precisa entrar em contato direto com o leitor, basta que o aluno ou o móvel esteja portando o dispositivo.

Por: Núcleo de Comunicação IFB
Fotos: Rafael Lima