Página InicialNotícias → Formatura de três turmas do Programa Mulheres Mil movimentou o campus Petrolina na última quinta-feira (22)

“Recomeço”. Foi o tema da solenidade de entrega dos certificados às formandas de três turmas do Programa Mulheres Mil do campus Petrolina: Camareira, Pintora de obras e armadora de ferragens e Instaladora elétrica predial e residencial. Ocorrido na última quinta-feira (22), na área de convivência do campus, o evento contou com a participação das alunas, acompanhadas de familiares e amigas/os, docentes, servidores/as e dirigentes do IF Sertão-PE.

A coordenadora do Mulheres Mil, Nizete Gomes, partilhou o bolo com as formandas

Ao longo dos dez meses de curso, a equipe do Mulheres Mil promoveu desde aulas na área profissional a visitas técnicas e participação em eventos e oficinas. De acordo com a Coordenadora do Programa, Nizete Gomes, “tão importante quanto a aquisição do conhecimento profissional, é o fortalecimento da autoestima das participantes, que a partir da experiência vivenciada nos cursos passam a vislumbrar um horizonte muito mais rico em suas vidas”.

Foi o que aconteceu com a formanda em Pintura de obras e armação de ferragens, Eliene. “Esse curso mudou a minha vida. Quando resolvi participar, tive total apoio do meu marido. Ele foi comigo ao Instituto para eu fazer a matrícula e me ajudou bastante”, lembrou ela. Para o reitor do IF Sertão-PE, Rildo Diniz, é por esses e outros exemplos que “o Programa Mulheres Mil se firma como uma das mais bem sucedidas iniciativas no campo da educação profissional e da cidadania”.

Parentes, amigos/as e servidores/as prestigiaram o evento

“Devemos partilhar com orgulho a conclusão dessa etapa na vida dessas mulheres que mostram com garra, determinação e generosidade que podem chegar bem mais longe em sua caminhada profissional”, endossou a pró-reitora de Extensão do Instituto, Gleide Isnaia. Já o diretor do campus Petrolina, Artidônio Araújo, ressaltou a importância das parcerias firmadas ao longo do ano com empresas como a Teleaço. “O forte espírito de colaboração e senso profissional da equipe e dos nossos colaboradores fizeram do Mulheres Mil no campus Petrolina um diferencial na vida de suas alunas”, disse.

Araújo agradeceu a imprensa regional, docentes e servidores/as, responsáveis pelo sucesso do Programa, e ao Centro Estadual de Educação Profissional do Norte Baiano (antiga Escola Normal de Juazeiro), que cedeu ao evento sua equipe de cerimonial, formada por estudantes da professora Maria das Neves de Almeida.

A noite também foi marcada pela apresentação do coral “Vozes do Sertão”, sob a batuta do professor de Artes do campus Petrolina, Alan Silva. O repertório apresentado emocionou e cativou o público presente.

O Programa Mulheres Mil foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e seu objetivo é promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o atendimento das políticas de gênero, equidade, inclusão e ações afirmativas.

Durante os cursos ofertados no campus Petrolina, as alunas receberam uma bolsa (ajuda de custo) e aprenderam uma profissão que poderá complementar a renda de suas famílias, além de incluí-las na sociedade como membros produtivos, contribuindo para o fortalecimento da sua autoestima.

Por: Mário de Almeida
Edição: Luís Osete