Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias → Philarmônica 21 de Setembro emociona público na abertura da Semana da Música 2013

Philarmônica 21 de Setembro emociona público na abertura da Semana da Música 2013

Diversidade, multiculturalismo e tradição. Foi com esses ingredientes que a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro encantou o público que esteve presente na noite de ontem (18) na Concha Acústica, para a abertura da Semana da Música 2013. Revigorada pela parceria com o IF Sertão-PE, por meio de uma união fraterna entre componentes da Orquestra do Sertão Opus 68 e membros da Philarmônica, os atuais 49 integrantes do ícone centenário da música de Petrolina executaram um repertório que passeou entre o clássico e a raiz nordestina.

altProfessor Artidõnio Araújo, diretor do campus Petrolina, abriu oficialmente a Semana da música 2013, promovida pelo curso de Licenciatura em Música do campus Petrolina.

A Philarmônica 21 de Setembro é um patrimônio imaterial do povo petrolinense, responsável pelo background musical de fatos marcantes da cidade. “Ela nunca morreu. Passou por uma crise conjugal, mas, graças ao esforço de pessoas como os professores Fernando Rêgo e Zé Meneses, chegou até aqui. Dedico este concerto a todos que lutaram por ela”, declarou o maestro e professor Ozenir Luciano, que regeu a Orquestra na noite de ontem.

altAlém do repertório histórico e tradicional das famosas alvoradas de Petrolina e da música clássica universal, o forró e o baião nordestinos também completaram a diversidade de gêneros contemplados pela Philarmônica.


O concerto teve início com composições clássicas, marca da formação da Opus 68. Assim Falou Zarathustra, de Richard Strauss, abriu a noite. Em seguida, a trajetória da Philarmônica foi evidenciada na execução de composições de bandas e fanfarras, que fizeram o público se animar para receber com festa as últimas músicas, dedicadas a compositores nordestinos, como Sivuca e Luiz Gonzaga. “É o Arrasta-pé da 21!”, exclamou Ozenir.

altPúblico compareceu em bom número na Concha Acústica. Na próxima sexta (22) a Philarmônica volta a se apresentar no mesmo local e horário, com expectativa de ampliação considerável de público.


A programação da Semana da Música segue até sexta-feira (22), com o próximo concerto da Philarmônica 21 de Setembro, às 19h30, na Concha Acústica, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. Nesta terça-feira (19), haverá apresentações musicais no Auditório do campus Petrolina, às 17h30, e no Teatro Dona Amélia do Sesc, às 20h. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

 

Por: Luis Osete e Ricardo Brandão
Assessoria de Comunicação

 

Última atualização (Ter, 19 de Novembro de 2013 15:58)

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Set 2022  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Quem está online
Nós temos 11 visitantes online

.:: ACESSO RÁPIDO

Centro de Educação a Distância Horário Escolar - Campus Petrolina

Portal Siapenet Transparência Pública

CNPq CAPES

periodicos REDENET


.:: OUTROS CANAIS

Blog - Orquestra  do Sertão Opus 68

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Programa de consolidação das Licenciaturas

PELC - NÚCLEO IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina

E-comunidade

Mulheres Mil