Comissão do câmpus Petrolina visita Cooperativa de Catadores
Integrantes da Comissão responsável pela elaboração dos critérios de sustentabilidade no câmpus Petrolina realizou na última quarta-feira (4) uma visita a Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Coomarca). A ação teve por objetivo verificar in loco como ocorre o processo de separação dos resíduos na organização.
Integrantes da Comissão responsável pela elaboração dos critérios de sustentabilidade no câmpus Petrolina, juntamente com membros da Coomarca
Na visita, o Presidente da Coomarca, José Ivo dos Santos, apresentou ao grupo as atividades realizadas pela organização e também relatou as principais dificuldades encontradas pelos catadores, entre elas: a falta de apoio do município na estruturação de um local adequado para a realização do trabalho;a falta de consciência ambiental da população ao separar o material que chega a cooperativa; a desvalorização do material em determinadas épocas do ano e a dificuldade para a elaboração de projetos que visem à melhoria desse cenário.
Segundo uma das integrantes da Comissão do cãmpus Petrolina, Solange Gomes, a visita foi bastante produtiva. “Considerando a existência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) e o interesse da instituição no encaminhamento de ações visando a implantação de uma Agenda Ambiental (A3P) na instituição, ações dessa natureza deverão ser desenvolvidas ao longo do ano, envolvendo servidores e alunos, na tentativa do desenvolvimento de uma consciência ambiental que nos conduza a uma postura pessoal e profissional que visam à sustentabilidade”, destacou.
Por Dionísia Santos/Ascom
Última atualização (Qui, 05 de Fevereiro de 2015 10:50)