I always recommended BlueHost Reviews for my clients. How to find the best web hosting service for business websites.

Alunos do Pronatec no IF Sertão-PE se formam em cerimônia com a presidenta Dilma Roussef

Noventa e cinco formandos de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IF Sertão-PE participaram de uma cerimônia realizada na última sexta-feira (13), com a presidenta Dilma Roussef, no Centro de Convenções de Olinda (PE). A formatura contou com a presença de alunos do Pronatec dos campi Ouricuri, Floresta e Petrolina.

Durante a solenidade, os estudantes do IF Sertão-PE receberam certificados nos cursos técnicos de química, administração, informática, comércio e secretariado, e de qualificação profissional em Libras, alimentação escolar, recepcionista de eventos, entre outros. O aluno Marcos Felipe Areias, 17 anos, que concluiu o curso Técnico em Química no campus Petrolina, recebeu o diploma  das mãos da presidenta. "Esse curso agregou muito valor à minha vida, pois me deu a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho. Meu conselho aos futuros alunos é de que absorvam o máximo de conhecimento possível dos professores, que são todos muito comprometidos com nosso aprendizado", destacou o estudante, que foi aprovado no vestibular de Engenharia Mecânica na Univasf.

O formando Marcos Felipe Areias concluiu o curso Técnico em Química no campus Petrolina e recebeu o diploma das mãos da presidenta

De acordo com Dilma Roussef, o programa é uma oportunidade oferecida pelo governo federal que abre as portas para o ensino técnico profissional: “Nós demos e construímos a oportunidade, e vocês [formandos] se capacitaram e se esforçaram para chegar até aqui”, afirmou. A presidenta ainda lembrou que o Brasil precisa de muitos técnicos para avançar na educação e transformar o Brasil: “Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se houver milhares e milhões como vocês. A formação técnica e a capacitação profissional fazem toda diferença”, ressaltou a coordenadora.

Dilma destacou a necessidade de formar cada vez mais técnicos para o desenvolvimento do país

O reitor Ivaldo José da Silva esteve presente na cerimônia, assim como diretores do Instituto e a coordenadora geral do Pronatec no IF Sertão-PE, Eliene Silva. “A esperança dos alunos foi o brilho dessa formatura. Agora eles têm a oportunidade de esperar por dias melhores, com um trabalho digno e com as oportunidades que com certeza irão se apresentar para cada um dos formandos”, destacou.

O IF Sertão-PE enviou 95 alunos concluintes de cursos do Pronatec em três campi para a formatura com a presidenta Dilma Roussef

O reitor do Instituto ressalta o compromisso da presidenta com o Pronatec. “Estivemos reunidos com ela e me chamou a atenção o reconhecimento da presidenta quanto à importância deste Programa para o Brasil. Ela convocou a nós, reitores de Institutos Federais, a continuarmos com a ascensão do Pronatec, construindo conhecimento e trabalhando o processo educacional com nossos alunos”, afirma. “Aproveito para agradecer e parabenizar, mais uma vez, a equipe que faz parte, direta ou indiretamente, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no IF Sertão-PE”, finaliza.

Pronatec no IF Sertão-PE

No Instituto, o programa é oferecido desde 2012, quando foram ofertadas 1.552 vagas para nove municípios do Sertão Pernambucano. Em 2013 este número cresceu para 2.814 vagas em 23 cidades. No primeiro semestre de 2014, já são 9.421 oportunidades de qualificação profissional oferecidas à população de 41 municípios, estendendo o alcance do IF Sertão-PE no âmbito do Pronatec.

Por Larissa Lins

Copyright © 2022 PRONATEC | IF SERTÃO-PE. Todos os direitos reservados.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego