Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial → Inf. Socioeconômicas

Informações Socioeconômicas

Sertão Pernambucano

O Estado de Pernambuco é dividido em 5 (cinco) mesorregiões e 19 (dezenove) microrregiões geográficas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O IF Sertão-PE está inserido na região fisiográfica do Sertão, esta por sua vez subdivide-se nas mesorregiões do Sertão Pernambucano e do São Francisco Pernambucano. Em termos territoriais, o Sertão de Pernambuco representa 63,66% da área estadual com 1.575.033 de habitantes, segundo o Censo do IBGE – 2010, o que corresponde a 17,91% da população do Estado. O Produto Interno Bruto – PIB do Sertão, correspondeu em 2009, a 11,09% do PIB de Pernambuco.

O cenário geográfico onde está inserida, inteiramente, a mesorregião do Sertão Pernambucano é o semiárido, com condições climáticas desfavoráveis às atividades relacionadas à produção agrícola é a mais extensa mesorregião do Estado. Seu clima é quente e seco, com temperaturas elevadas e regime pluvial irregular (chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano). Tais condições climáticas refletem-se na vegetação, nos solos e no regime dos rios, assim como na produção agrícola e na mobilidade da população. Os solos, em sua maior extensão, são rasos e com predomínio de vegetação do tipo xerófila - mais adaptadas a climas secos e água reduzida.

A economia está vinculada ao setor agropecuário, principalmente a pecuária. Na agricultura, sobressai-se a cultura de grãos e a fruticultura, por meio de áreas irrigadas. A região é forte exportadora de frutas no cenário nacional, inclusive com a produção e exportação de vinhos do Vale do São Francisco.

Diversificar a base econômica é o desafio que se coloca a ser transposto, dado a condição climática e estrutural. Identificar a existência de arranjos produtivos locais é um dos meios pelo qual pode-se construir novas maneiras de desenvolver a localidade em que está inserido. Ações de fomento ao micro empreendedorismo também são importantes para o desenvolvimento local e regional.   

A mesorregião Sertão Pernambucano é constituída pelas microrregiões: Araripina, Moxotó, Pajeú e Salgueiro. A mesorregião Sertão do São Francisco é composta pelas microrregiões: Itaparica e Petrolina.

Informações podem ser extraídas a partir dos dados históricos, socioeconômicos e culturais, originários de fontes secundárias relativas a cada município do Sertão Pernambucano, para tanto, clique nos links abaixo:

 

MESORREGIÃO SERTÃO PERNAMBUCANO

Microrregião Araripina

Microrregião Moxotó

Microrregião Pajeú

Microrregião Salgueiro


MESORREGIÃO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Microrregião Itaparica

Microrregião Petrolina

 
A Rede
Agenda / Eventos
<<  Jun 2022  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

.:: ACESSO RÁPIDO

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Portal Siapenet

Transparência Pública CNPq

CAPES periodicos


.:: OUTROS CANAIS

Programa Ciência sem Fronteiras

Rádio Web

Observatório do Sertão Pernambucano

Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro

A T E F E P - Associação dos Trabalhadores em Educação Federal de Petrolina

Blog - Orquestra  do Sertão Opus 68