Página InicialNotícias → Primeiro dia da 9ª Jince agitou o campus Petrolina com programação científica e cultural

Foi ao som da música "Petrolina, Juazeiro" que teve início a abertura da  9ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) do IF Sertão-PE, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) no campus Petrolina. A abertura reuniu estudantes e professores de todos os campi  da instituição e contou com a presença do reitor Ivaldo José da Silva, pró-reitores da instituição e dos diretores de campus.

altReitor Ivaldo José da Silva e outros membros da mesa de honra destacaram a importância da Jince para o IF Sertão-PE

Após a apresentação cultural, o reitor Ivaldo José declarou a abertura da jornada e desejou boas-vindas aos participantes. Em seguida, a pró-reitora de Extensão e Cultura,  Gleide Coimbra,  destacou a  importância do evento. “Essa é uma excelente oportunidade para divulgarmos os nossos trabalhos nas áreas de extensão e pesquisa. Além disso, é o momento para refletirmos o alcance da efetividade das nossas ações”, destacou a pró-reitora. O anfitrião do evento, o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, aproveitou o momento para dar uma boa notícia à pesquisa do IF Sertão-PE. "Nos próximos dois meses, estará funcionando o cromatográfico gasoso, um equipamento que permite a separação de compostos químicos, e consequentemente proporcionará a otimização  das pesquisas  na nossa instituição. Ainda foram investidos nos laboratórios quase R$ 500 mil em equipamentos, vidrarias e reagentes", destacou.

altO professor Daniel Duarte surpreendou a todos com seu traje típico

A programação da manhã encerrou-se com a entrada surpresa do professor Daniel Duarte, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). Trajado com um gibão e entoando versos, o docente emocionou os presentes e os convidou para debater sobre a temática Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Semiárido.

Programação Científica

No período da tarde, a programação teve continuidade com as apresentações orais de trabalhos científicos pelos estudantes do Intituto. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar para a comunidade os resultados dos projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica que vêm desenvolvendo nos seus respectivos campi, sob a orientação dos professores do Instituto. Todos os projetos são vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas do IF Sertão-PE, como os de Iniciação Científica (Pibic e Pibic Jr), de Extensão (Pibex) e de Inovação Tecnológica (Pibiti).

altÀ tarde, foi a vez dos alunos apresentarem seus trabalhos científicos

É o caso do estudante Leonardo da Silva Santos, que está participando da Jince pelo segundo ano consecutivo. Aluno do curso técnico em Edificações do campus Ouricuri, Leonardo destacou a importância do evento para a divulgação do trabalho científico e falou sobre a sua experiência como bolsista do Pibic Jr. “Essa pesquisa foi iniciada há dois anos e tem como objetivo determinar a perda de água por evapotranspiração na agricultura”, explicou. Já a estudante Ivaneide Silva, do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, também está participando da Jince pela segunda vez. Bolsista do Pibex, ela relatou a sua experiência de extensionista com pequenos produtores rurais do município de Petrolina. “Através desse projeto, orientamos os pequenos produtores de acerola do [Perímetro Irrigado] N4 sobre técnicas de manejo fitossanitário”, esclareceu.

Durante o intervalo, houve um coffe break para os participantes, animado pelo ritmo contagiante do frevo na apresentação da estudante Fernanda Rodrigues. Encerrando as atividades da tarde, um aulão de zumba foi realizado na área de convivência do campus.

Programação noturna

À noite, dez alunos participaram do minicurso de Compotas de Frutas, que tratou, além do processo de cozimento das frutas, de boas práticas de fabricação das compotas. O objetivo do minicurso foi ensinar aos participantes uma alternativa econômica de agregação de valor à matéria-prima, já que, em forma de doce, as frutas conservam por meses suas características sensoriais, como o aroma, sabor, textura e cor.

altOs participantes colocaram a mão na massa durante o minicurso de Compotas de Frutas

O primeiro dia da 9ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) do IF Sertão-PE foi encerrado com apresentações musicais do Coral do Instituto, coordenado pelo prof. Alan Silva, que encantou a plateia com clássicos da Música Popular Brasileira e encerrou a participação cantando clássicos de Luiz Gonzaga. Já o Grupo Musical Classical Conspiracy agitou os alunos ao entoar temas de filmes, séries e animes que fizeram ou fazem parte da infância dos jovens, como Power Rangers,  Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Digimon e o filme Piratas do Caribe.

altPara fechar o primeiro dia da Jince, os alunos ficaram empolgados com as apresentações culturais

Nesta quinta-feira (28), a programação segue com outras apresentações orais, visitas técnicas, minicursos e uma vasta programação cultural.

Por: Equipe Ascom

Última atualização (Qui, 28 de Agosto de 2014 14:22)

<<  Fev 2023  >>

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância