Página InicialNotícias → Membros das comissões de ética em pesquisa do IF Sertão-PE participam de capacitação no campus Petrolina

O campus Petrolina sediou, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), um curso de capacitação intensivo aos 27 integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IF Sertão-PE. Sob a supervisão da professora Mirian Ghiraldini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram debatidos temas relacionados à ciência bioética e ao funcionamento do CEP e CEUA.

alt

O curso intensivo de capacitação envolveu 27 servidores de cinco campi do IF Sertão-PE

De acordo com um dos membros da CEUA, o professor Rodolfo Peixoto, em breve serão divulgadas as ações das comissões junto aos servidores e estudantes, já que todos os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no IF Sertão-PE deverão ser analisados por uma comissão específica.

“As atividades de pesquisa, ensino e extensão envolvendo animais necessitarão de aprovação junto à CEUA, comissão responsável por julgar o impacto das atividades realizadas por servidores e alunos no bem-estar do animal”, destaca ele. Já a regulamentação das pesquisas com seres humanos é fundamentada na resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

CEP e CEUA são órgãos de assessoramento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IF Sertão-PE e têm o papel pedagógico de supervisionar as atividades dentro da instituição e instruir os pesquisadores. O curso contou com o apoio da Propip e foi solicitado pelos próprios membros das comissões.

Por: Luis Osete / Ascom
Com informações de Rodolfo Peixoto

Última atualização (Seg, 20 de Outubro de 2014 15:18)

<<  Set 2021  >>