Página InicialNotícias → Estudantes e professores do IF Sertão-PE são premiados no Startup Weekend Sertão

Como transformar boas ideias em negócios viáveis? Esse foi o desafio que estudantes e professores do campus Floresta do IF Sertão-PE enfrentaram durante uma maratona de 54 horas de empreendedorismo com pessoas de diferentes lugares e formações. A primeira edição do Startup Weekend Sertão aconteceu no último final de semana, em Serra Talhada. Ao final dos dois dias de trabalho intenso, a equipe florestana conquistou o segundo e terceiro lugares da competição, com os negócios “NaRua” e “EDUdo”. A próxima edição do evento será no primeiro semestre de 2015, em Petrolina.

alt

Equipes com estudantes e professores do campus Floresta conquistaram 2º e 3º lugares no Startup

Ferramenta que transforma o boletim escolar em um mercado, no “EDUdo” as notas valem uma moeda que pode ser trocada por livros, entradas em cinema e outras atividades culturais. Já a plataforma “NaRua” possibilita às pessoas compartilhem problemas urbanos e se conectarem com outras para ajudar a solucioná-los.

De acordo com o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto, Ewerton Luis, foi “incrível” a experiência de participar do Startup. “Não só pelo 2º lugar da minha equipe, mas sim pela primeira participação num evento como esse. Lições e muito conhecimento foram conquistados”, destaca.

alt

O negócio "NaRua" conquistou o segundo lugar com uma importante ferramenta para o poder público e a mídia

A professora do campus Floresta e gestora da Incubadora do Semiárido (ISA), Maria Gomes, recorda que o evento iniciou na noite de sexta-feira (21), com o palco aberto ao compartilhamento de ideias que inspirassem outras pessoas a se juntarem na formação das equipes. “Durante o sábado e o domingo, os times focaram em encontrar um modelo de negócios e criar um produto mínimo viável”. Cinquenta e quatro horas depois, os times apresentaram os resultados e foram premiados: Qpoint (1º lugar), NaRua (2º) e EDUdo (3º).

Integrantes do "EDUdo" comemoraram o terceiro lugar no Startup Weekend Sertão

“Os estudantes também participaram ativamente do desenvolvimento de outras soluções como um site para venda de artesanato do Pajeú (Janela do Sertão), um aplicativo para comparação de preços em supermercados (Mercado Fácil) e uma plataforma para comercialização de fotos registradas por nativos visando gerar renda para comunidades locais de todo o mundo (Procriarte)”, enfatiza Maria Gomes.

Por intermédio dela e do professor Herton Vilarim, a próxima edição do Startup Weekend Sertão será realizada em Petrolina, no primeiro semestre de 2015. A perspectiva é que novos talentos da inovação, criatividade e empreendedorismo sejam revelados.

Confira o vídeo de registro do Startup Weekend Sertão aqui.

Por: Luis Osete / Ascom

Última atualização (Qua, 26 de Novembro de 2014 16:10)

<<  Set 2021  >>

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância