Página InicialNotícias → IF Sertão-PE inaugura Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia nesta sexta-feira (05)

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE vai inaugurar nesta sexta-feira (05), às 9h, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica do Sertão Pernambucano. O projeto foi contemplado na chamada pública MCTI/MEC/Mapa/CNPq nº 46/2012 e recebeu R$ 312 mil para desenvolver ações de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional na construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção.

alt

O CVT pretende potencializar o crescimento do movimento agroecológico no sertão pernambucano

Além do prédio sede, contrapartida do IF Sertão-PE, os recursos destinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contemplarão a aquisição de equipamentos do laboratório de Agroecologia, bolsas de diferentes modalidades e material de consumo. Coordenada pelo professor Fabio Freire de Oliveira, a iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Embora tardia, a inauguração vem coroar o trabalho que já dura quase dois anos. Foi constituída uma equipe de estudantes que mantém em funcionamento uma horta agroecológica que produz verduras e legumes consumidos no refeitório, além da produção de adubos orgânicos, minhocário e meliponário, onde são criadas quatro espécies de abelhas nativas brasileiras”, destaca o professor do campus e coordenador Pedagógico do CVT, Silver Jonas Alves Farfan.

O CVT do Sertão Pernambucano já serviu de local para aulas práticas dos cursos de Agronomia e Técnico em Agricultura e recebeu visitas de grupos de estudantes e agricultores. O objetivo é articular ações de Agroecologia nos campi do IF Sertão-PE, organizações não governamentais e instituições parceiras, potencializando o crescimento do movimento agroecológico na região.

Por: Luis Osete / Ascom

Última atualização (Qua, 03 de Dezembro de 2014 17:00)

<<  Jun 2022  >>

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente Centro de Educação a Distância