Página InicialNotícias → Ministro da Educação participa do lançamento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, o lançamento do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) reuniu, nesta terça-feira (9), em Brasília, reitores dos Institutos Federais, lideranças estudantis e representantes de embaixadas de diversos países. A solenidade marcou a abertura das inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio, no Recife, e tem a frente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Em seu discurso, o ministro destacou o tema escolhido para a terceira edição do Fórum – “Diversidade, Cidadania e Inovação”- e o momento estratégico para os debates sobre a Educação Profissional e Tecnológica no país. “O FMEPT ocorre num momento bastante propício. O Brasil passa por uma estruturação da educação profissional. Temos grandes desafios pela frente e, sem dúvidas, a formação para o trabalho é um deles. O Fórum possibilitará essa reflexão”, afirmou.

O ministro recebeu das mãos da reitora do IFPE e coordenadora geral do FMEPT 2015, Cláudia Sansil, o kit do evento junto com a camisa. A reitora agradeceu o apoio do MEC e das mais de 150 instituições integrantes do Comitê Organizador do evento. “Conclamamos a todos a mobilizar suas instituições e comunidades para vestirem a camisa do Fórum. Compreendemos que o FMEPT se constitui num espaço privilegiado para conhecermos as experiências em Educação Profissional de outros países e também apresentarmos a força da nossa agenda e do nosso trabalho, que vem fazendo a diferença”, afirmou.

altCerimônia foi realizada no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, e marcou a abertura das inscrições para a edição 2015 do evento

Também integraram a mesa de honra o Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério, Aléssio Trindade, que ressaltou o fato de o evento ter as políticas de inovação como um de seus temas centrais. O Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, instituição precursora do FMEPT, foi representado pela conselheira Patrícia Barcellos. Ela afirmou que a construção de uma agenda em favor da educação inclusiva e de qualidade ganhou força a partir do Fórum Social Mundial, em 2001, e que, em especial, o processo de valorização da Educação Profissional no Brasil pode ser exemplo para o mundo inteiro.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, o FMEPT, mais do que um evento, é a garantia de um espaço de luta para movimentos sociais, trabalhadores e juventudes em favor de uma concepção pública e cidadã da Educação Profissional. “Eventos como esse se constituem na garantia de um espaço de debate para aqueles que defendem uma concepção mais ampla de educação para o trabalho e não a encararam como uma mera prestação de serviço, mas como construção de cidadania”, disse.

Após o lançamento nacional do FMEPT, o próximo passo será a realização dos lançamentos regionais, cujo objetivo é mobilizar um número ainda maior de pessoas, instituições e movimentos sociais para o evento, que tem uma expectativa de público de aproximadamente 20 mil pessoas. A programação do Fórum inclui conferências, debates, palestras, observatórios internacionais, minicursos, oficinas, mostra de pôsteres e de inovação tecnológica, atividades culturais, além das feiras de gastronomia e de economia solidária.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do FMEPT 2015 já pode efetuar gratuitamente sua inscrição no site www.fmept.org em três modalidades. As inscrições para mostra de pôsteres e participantes (ouvintes) devem ser feitas de forma individual. No caso das atividades autogestionadas, apenas as instituições integrantes do Comitê Organizador do Fórum poderão submeter propostas. O prazo termina no dia 28 de fevereiro. Para fazer parte da organização, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Acesse aqui a divulgação na TV MEC

Acesse aqui a divulgação na Rádio MEC

Por: Débora Duque / Ascom FMEPT
Foto: Isabelle Araújo/MEC