Página InicialNotícias → Inaugurada Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF); serviço beneficiará também IF Sertão-PE

Foi inaugurada na última segunda-feira (08), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF), iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A solenidade de inauguração foi realizada durante a manhã, no auditório da Biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE). A RedeVASF interliga as instituições de educação superior e pesquisa localizadas nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) numa rede com 90 quilômetros de fibra óptica. Foram investidos R$ 1,8 milhão na implantação da RedeVASF, que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), da RNP.

Participaram da solenidade o reitor Julianeli Tolentino de Lima; o vice-reitor Telio Nobre Leite; o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Cavalcanti; os prefeitos de Petrolina, Júlio Lóssio, e de Juazeiro, Isaac Carvalho; e o presidente do Comitê Gestor da RedeVASF, Jonildo Cordeiro. Também estiveram presentes representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e de centros de pesquisa da Região, a exemplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

altA RedeVASF interliga as instituições de educação superior e pesquisa localizadas nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a exemplo do IF Sertão-PE

Nove instituições de ensino e pesquisa e cinco instituições parceiras (ver relação abaixo) de Petrolina e Juazeiro serão diretamente beneficiadas pela RedeVASF, deverá proporcionar uma velocidade de conexão com a internet de 1 Gb/s em um prazo de dois meses. “Será um grande avanço. Hoje, a velocidade de conexão provida pela RNP para a Univasf é de 34 Mb/s”, disse Jonildo Cordeiro, presidente do Comitê Gestor da RedeVASF e secretário de Tecnologia da Informação da Univasf.

A segunda etapa do projeto já está em estudo, segundo Cordeiro. A meta é expandir a RedeVASF levando-a até Sobradinho, para incluir o atendimento à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e até os campi da Univasf em Paulo Afonso (BA), por meio da Usina da Chesf em Xingó, e em São Raimundo Nonato (PI). Este último passaria a integrar a RedeVASF por meio de uma interligação com a Rede Poti, do Piauí.

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, ressaltou os benefícios da rede para o desenvolvimento tecnológico da Região. “Estamos trazendo para a Região o que há de mais avançado em tecnologia de comunicação ótica. Com a RedeVASF, será possível para as instituições de ensino e pesquisa desenvolverem trabalhos interinstitucionais e intercampi utilizando uma banda larga de alto padrão”, afirmou.

O reitor Julianeli Tolentino disse que a Univasf e a Região vivem um momento de grande relevância. “Este é um momento histórico para a Região e as instituições de ensino superior e pesquisa que aqui estão. Professores, pesquisadores e estudantes irão ganhar bastante com o lançamento da RedeVASF, que é fruto da parceria entre as instituições de ensino superior e a RNP. E nós vamos continuar participando ativamente do delineamento e da execução de projetos que possam alavancar o desenvolvimento do Vale do São Francisco”, enfatizou.

Redecomep – A Redecomep visa à implantação de redes metropolitanas de alta velocidade em todo o País utilizando tecnologia óptica e ampliando o backbone da RNP, a rede Ipê. A nova rede integra a fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil. A RedeVASF é a primeira a interligar dois municípios e dois Estados diferentes do País.

Instituições Consorciadas:

Univasf
Itep
Embrapa
Uneb
IF Sertão-PE
UPE
Facape
IFBA
IPA

Instituições Parceiras:

Prefeitura de Petrolina