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Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) é o órgão de assessoramento direto do Reitor, responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão, implementação das políticas de gestão de pessoas, inclusive pela proposição de normativos e orientação referentes às atividades de assistência, administração de pessoal e desenvolvimento dos servidores do Instituto Federal do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

As ações da Diretoria são sistêmicas e objetivam integrar as atividades na área de gestão de pessoas, entre os órgãos de recursos humanos com os subsistemas do instituto, visando à obtenção da eficácia dos processos de trabalho para a consecução dos objetivos organizacionais.


Missão

Um dos maiores desafios desta Diretoria é a implantação da política de gestão de pessoas, observando as disposições da legislação vigente e o atendimento às expectativas da instituição, promovendo a satisfação dos seus colaboradores.

 

Compete à Diretoria de Gestão de Pessoas:

I. planejar,   acompanhar,  aprovar e implementar políticas e programas de recrutamento, manutenção e desenvolvimento, avaliação, saúde e segurança dos servidores da instituição;

II. analisar documentos e processos, e emitir parecer, informação ou despacho em assuntos de legislação e auditoria de pessoal;

III. propor as normas gerais e analisar os processos referentes à seleção e movimentação de pessoal do IF SERTÃO-PE, notadamente quanto a concursos públicos, processos seletivos simplificados, redistribuição, colaboração técnica, remoção, exercício provisório e cessão;

IV. elaborar proposta de normativos que tratem da capacitação e avaliação de desempenho dos servidores;

V. responder e dar o devido encaminhamento às demandas decorrentes de processos judiciais;

VI. coordenar e acompanhar o processo de elaboração e revisão do laudo de avaliação ambiental do IF SERTÃO-PE, a ser implantado nos Campi;

VII. administrar, conjuntamente com os Setores de Gestão de Pessoas nos Campi, as ações de dimensionamento da força de trabalho;

VIII. coordenar as atividades referentes à saúde do servidor, especificamente a saúde suplementar,

programa qualidade de vida e os exames periódicos;

IX. acompanhar o Sistema de Atenção a Saúde do Servidor – SIASS, estabelecido pelo governo federal;

X. orientar e acompanhar a aplicação da legislação de pessoal;

XI. propor e elaborar instruções e procedimentos relativos aos direitos e deveres dos servidores;

XII. participar da elaboração da proposta orçamentária e administrar a execução financeira, referente ao elemento de despesa de “capacitação”;

XIII. emitir portarias, dar ciência aos interessados e arquivá-las nas pastas dos servidores.


Secretária da Diretoria de Gestão de Pessoas

I. assessorar o  Diretor de Gestão  de Pessoas nos despachos e esclarecimentos, dar encaminhamento a processos;

II. receber, distribuir e encaminhar documentos inerentes a Diretoria;

III. executar as atividades administrativas relacionadas à Diretoria;

IV. efetuar a leitura diária do Diário Oficial da União/DOU, repassando as informações aos segmentos diretamente envolvidos deste Instituto;


Coordenação de Lotação e Pagamento – CLP:

I. planejar, desenvolver e administrar os sistemas da folha de pagamento;

II. coordenar, supervisionar, controlar e executar as atividades relativas ao pagamento de pessoal;

III. prestar informações aos servidores sobre os procedimentos adotados para os cálculos de pagamento de diferenças das diversas gratificações e adicionais;

IV. processar a folha de pagamento incluindo benefícios como: auxílio transporte, auxílio alimentação, assistência pré-escolar, ressarcimento a assistência à saúde, progressão, férias funcional, aposentadoria e pensão;

V. implementar concessão de  adicionais de insalubridade, periculosidade, noturno, serviços extraordinários, quintos, décimos, indenizações, gratificações, vantagens pessoais;

VI. homologação da folha de pagamento;

VII. exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.


Coordenação de Legislação e Normas – CLN:

I. zelar e orientar quanto à aplicação da legislação e jurisprudência relacionadas com: assuntos de pessoal,    instruir   processos       referentes       a    enquadramento,            direitos      e     deveres,        vantagens e responsabilidades dos servidores;

II. analisar e emitir Nota Técnica sobre as diversas solicitações dos servidores, com fundamento na legislação pertinente;

III. elaborar e divulgar os atos da administração do Instituto como: normativas, manuais e boletim de serviços;

IV. calcular aposentadorias e abono de permanência;

V. exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.


Coordenação de Cadastro – CCAD:

I. coordenar, supervisionar, controlar e executar as atividades relativas a cadastro, aposentadoria, pensão, lotação, avaliação de desempenho, estágio probatório;

II. acompanhar processo de provimento e vacância de cargos, redistribuição, cessão, exercício descentralizado, cooperação técnica, concessão de benefícios e adicionais, frequência, progressões funcionais, licenças e afastamentos dentre outros;

III. manter atualizado o registro dos servidores nas fichas cadastrais e financeiras;

IV. demonstrar os cargos existentes no Quadro de Pessoal Permanente e Temporário;

V. elaborar e controlar o cronograma de férias dos servidores;

VI. alimentar os Sistemas SIAPE, SISAC e SICAJ;

VII. exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas;

VIII. coordenar, controlar e acompanhar a vida funcional dos servidores, no que se refere a afastamentos, férias, licenças entre outros.


Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor – CASS:

I. coordenar as atividades referentes à saúde do servidor, especificamente a saúde suplementar, programa Qualidade de Vida e os exames periódicos;

II. acompanhar o sistema de atenção a saúde do servidor – SIASS, estabelecido pelo governo federal;

III. manter atualizado o quadro demonstrativo da formação profissional dos servidores;

IV. elaborar projetos a serem executados no Plano de Ação para qualidade de vida dos servidores;

V. propor cursos específicos no Programa de Capacitação para os servidores;

VI. organizar, produzir e divulgar material didático para apoio aos eventos de capacitação;

VII. emitir declarações e/ou certificados aos servidores participantes dos eventos realizados pela Coordenação em conjunto com as Diretorias;

VIII. exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.


Equipe DGP:


Ebenilton Luiz da Silva Souza

Diretor
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- Reitoria


Patrícia Deisymar da Silva Martins
Secretária da Diretoria
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Ana Aglaê Freire Araujo
Coordenadora de Legislação e Normas
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Simaia Duarte Pereira da Silva
Coordenadora de Lotação e Pagamento
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Rafaella Braga de Sousa
Coordenadora de Cadastro
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Márcia Valéria Padilha Araújo
Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do Servidor
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Cleide Alves Cariber
Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do Servidor
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Noedma Braga Freire Sousa
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- Campus Petrolina

Jose Pereira dos Santos Junior
Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do Servidor
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Luiza Karla Albuquerque Mororo
Assitente em Adminstração
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- Campus Petrolina Zona Rural

Dion Alex de Souza Barbosa
Chefe do Setor de Gestão de Pessoas
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- Campus Floresta

Maria Zilda Gomes de Menezes
Chefe do Setor de Gestão de Pessoas
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- Campus Salgueiro

Silvânio Antônio de Carvalho
Chefe do Setor de Gestão de Pessoas
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- Campus Ouricuri

Zailde Pereira da Silva
Chefe do Setor de Gestão de Pessoas
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