Publicações
Livro Desigualdade Regional
Autor
José Aidran Mudo
Síntese
A noção de desenvolvimento econômico tem mudado nas últimas duas décadas em direção a uma visão mais consensual de que crescimento econômico e melhoria do padrão de vida devem ser perseguidos simultaneamente. Ao relacionarmos os indicadores de desenvolvimento, índice municipal de desenvolvimento humano IDH-M e índice de condição de vida ICV com o indicador de crescimento econômico Produto Interno Bruto - PIB, buscamos verificar qual a relação existente entre eles, principalmente para a região nordeste.
Revista de Extensão e Estudos Rurais
Autor: Macário da Silva Mudo
Resumo: Este artigo constitui contribuição à reflexão sobre o uso da Cartilha como instrumento da Extensão Rural, de modo que, possa sugerir a adequação por parte dos caprinocultores, especialmente os locados na região do sub médio do São Francisco, em áreas de sequeiro. Estes produtores têm limitações, em relação a capacitações, o que os tornam mais distantes das tecnologias apropriadas e já disponibilizadas para esta região. Em síntese, são estabelecidos os limites dentre os quais estes caprinocultores recebem treinamentos e quem participa dos referidos. As críticas como aponta Caporal (1998), podiam ser resumidas em três questões: (i) quanto aos modelos de trabalho considerados autoritários, sem que os produtores pudessem ser ouvidos. (ii) Quanto ao público atingido, tradicionalmente formado pelos produtores capitalizados. (iii) Quanto aos conteúdos tecnológicos trabalhados, externos a realidade dos mesmos. Hoje se fala também na degradação ambiental. A pressuposição é que as áreas de sequeiro têm muito a oferecer em termos de recursos naturais, podendo a sua população obter ganhos significativos, se forem orientados para isso. Esta deve ser tratada através de respostas que contemplem as potencialidades de cada condição encontrada, fazendo-se, na medida do possível uso de tecnologias apropriadas.
Revista de Extensão e Estudos Rurais - Journal of Extension and Rural Studies
PROCAL_ETo - Programa para Cálculo da ETo
O PROCAL_ETo destina-se a determinação da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith com a simplicidade de inserção de dados demonstrada na tela de apresentação do programa. Este aplicativo permite ainda a conversão de unidades e dispõe de um manual do usuário (tutorial) com instruções para manipulação e interpretação dos seus resultados. A validação do aplicativo (mediante comparação com o Software ETo Calculator da FAO) foi apresentada no I INOVAGRI International Meeting e IV WINOTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, e no artigo intitulado: PROCAL_ETO: PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DA ETo PELO MÉTODO DE PENMAN-MONTEITH publicado na Revista IRRIGA - Brazilian Journal of Irrigation and Drainage (ISSN 1808-3765), Edição Especial, páginas 380 - 395, ano de 2012.
O autor deseja a todos os usuários, que o programa seja útil nas atividades corriqueiras da prática da agricultura. Comentários, críticas e sugestões escrever para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou ligar (87) 2101-8050.
- Download do Software (inclui arquivo Leia-Me.txt e artigo sobre o PROCAL_ETo)

Autoria: José Sebastião Costa de Sousa, et al.
Jornal da Inovação



