Página InicialNotícias → Educação inclusiva: aos 18 anos, jovem com paralisia cerebral quer estudar Informática no IF Sertão-PE

Com uma paralisia cerebral decorrente da falta de oxigenação durante o parto, Daniel Antonio da Conceição, de 18 anos, supera desafios desde os nove para receber educação adaptada às suas necessidades, mas as dificuldades não diminuem a vontade de estudar. Prestes a concluir o Ensino Fundamental, o aluno do 9º ano participou de uma aula inclusiva no câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE, e já escolheu a instituição para investir no futuro profissional: vai tentar uma vaga no curso técnico de Informática, integrado ao Ensino Médio, na próxima edição do Processo Seletivo.

A aula, que aconteceu na quinta-feira (29), foi promovida pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do câmpus, como parte da disciplina Educação Inclusiva, que compõe a grade curricular do curso de Licenciatura em Física. Segundo a coordenadora do Napnes e professora de Libras, Patrícia Lourenço, o objetivo era demonstrar aos graduandos as diferentes possibilidades do ensino adaptado.  “Mesmo tendo dificuldades e limitações, a pessoa com paralisia cerebral pode aprender, mas são necessários vários recursos didáticos e mobiliários. Por isso a importância de promover a troca de informações com quem já vive a experiência”, explicou.

daniel

Recursos usados pelas professoras de Daniel foram partilhados na aula inclusiva

Além dos graduandos, também estiveram presentes as professoras Ana Maria e Aliny Maylany, que acompanham Daniel desde 2007 na rede municipal de educação.  Elas compartilharam os métodos didáticos e de adaptação de mobiliário que vêm sendo utilizados em sala, como quadros silábicos, engrossadores de EVA para lápis e canetas, e comunicação alternativa.  “Foi uma experiência muito enriquecedora para os nossos futuros professores de Física. Com a vontade de Daniel de estudar no IF Sertão-PE, será um desafio para nós recebê-lo e colocar em prática o que aprendemos nesta aula”, avaliou Patrícia Lourenço.

Por: Gabriela Lapa / Ascom

Última atualização (Ter, 03 de Fevereiro de 2015 15:13)

<<  Jul 2022  >>
 Do  Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá